• Luciano de Souza Santos

O que esperar da neuropsicologia



Quem é que nunca escutou que o cérebro é considerado um dos órgãos mais complexos do corpo humano, senão o mais complexo. Pois bem, ele é. O cérebro é nosso centro de comando, onde se localiza inúmeras áreas e regiões cerebrais responsáveis por comandar cada função e comportamento do ser humano.


Juntamente com outras áreas da neurociência, a neuropsicologia é uma ciência em constante evolução não só no Brasil, mas em todos os países do mundo. Tem por objeto de estudo a integração dos conhecimentos sobre o sistema nervoso central, comportamento, cognição e emoções.


Por ela se uma ciência aplicada da psicologia e da neurologia que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano, a neuropsicologia tem como principal objetivo, correlacionar as alterações observadas do comportamento do paciente com as possíveis áreas cerebrais envolvidas. Para isso, é realizado um trabalho de investigação clínica em que se utiliza exercícios e testes neuropsicológicos. Mas fique tranquilo, os testes neuropsicológicos não são invasivos. Estes testes irão mapear as funções cognitivas que estão preservadas e as que estão comprometidas. A partir dessa avaliação neuropsicológica é traçado estratégias e metas para o processo de reabilitação ou habilitação.


Ao final desse processo, o que podemos esperar deste casamento da psicologia com a neurologia é uma alternativa de alcançarmos maior qualidade de vida e bem estar para aquelas pessoas que possuem algum comprometimento cognitivo e que a afeta constantemente em sua rotina.

​© 2019 por SENSE | Espaço Integrado de Psicologia e Saúde